As patologias e as dores no ombro são extremamente comuns no cotidiano de muitas pessoas. Trata-se de uma articulação especial, com grande amplitude e liberdade de movimentos, mas que por vezes pode se tornar um problema seja para atividades da vida diária, como para a prática esportiva.
Em todos os casos, uma boa avaliação, seguida de um diagnóstico preciso e um plano terapêutico adequado são os pilares para o sucesso do tratamento e a recuperação de um ombro sem dor.
Para alguns pacientes, a cirurgia pode ser indicada, fazendo parte do plano terapêutico. Seja por um problema nos ossos, nos tendões, ligamentos ou cartilagem, a cirurgia tem como objetivo reparar uma anatomia lesada, e dessa forma devolver um ombro indolor e uma melhor qualidade de vida em geral.
QUAIS OS PROBLEMAS MAIS COMUM NOS OMBROS
Bursites e Tendinites
Algumas estruturas anatômicas do ombro podem sofrer processos inflamatórios com maior frequência, são os casos das bursas e do tendão do cabo longo do bíceps. A bursite é a inflamação da bursa, uma pequena bolsa de líquido localizada entre os tendões do manguito rotador e a estrutura óssea do ombro. Já a tenossinovite do cabo longo do bíceps, é a inflamação que envolve esse tendão no seu trajeto de dentro para fora do ombro. Ambos os processos causam dor, por vezes piorada à noite, associada a dificuldades de realizar atividades acima do nível do ombro.
Tendinite Calcárea:
A tendinite calcárea é uma patologia caracterizada pelo depósito anômalo de cálcio nos tendões do manguito rotador do ombro. Pode ser extremamente dolorosa, principalmente em momentos de reabsorção dos depósitos pelo organismo
Instabilidade do ombro: a instabilidade representa uma insuficiência dos mecanismos estabilizadores do ombro, sejam eles ósseos, tendinosos ou ligamentares. Pode estar relacionada com luxações do ombro, momento agudo e extremamente doloroso onde a articulação sai do lugar, demandando atendimento médico de emergência. Algumas variáveis relacionadas ao paciente, como idade, número de luxações e nível de atividade são fundamentais na hora da indicação do tratamento
Lesões de Manguito Rotador:
O manguito rotador representa um conjunto de 4 músculos responsáveis pela mobilidade do ombro: supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. É um local suscetível a lesões tanto degenerativas quanto traumáticas que podem resultar em rupturas parciais ou mesmo totais da espessura dos tendões. Apresenta como manifestação principal a dor, com piora à noite, associada a perda de força e redução da função global do ombro.
Ombro do Arremessador:
Espectro de alterações adaptativas em pacientes que submetem o ombro a movimentos de arremesso repetidos durante atividade esportiva (voleibol, tênis, handebol). Em determinadas situações, algumas dessas alterações geram sintomas clínicos como dor e perda de potência do arremesso. Cabe ao especialista identificar e diagnosticar essa condição, assim como atuar próximo ao fisioterapeuta de modo a entregar o melhor resultado ao paciente-atleta.
Artrose do ombro:
Artrose é o termo empregado genericamente para determinar o desgaste da cartilagem que recobre o osso ao nível de uma articulação. No ombro esse processo ocorre na articulação glenoumeral, podendo predominar na cabeça umeral, na glenóide ou em ambas as superfícies. A artrose cursa com dor, rigidez articular, episódios de exacerbação com inchaço e derrame articular. As opções de tratamento incluem medicações protetoras da cartilagem (condroprotetores), viscosuplementação com ácido hialurônico, artroscopia para liberação articular e ressecção de osteófitos; ou mesmo a artroplastia (prótese) de ombro

PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA DE OMBRO: QUAIS OS CUIDADOS?
A recuperação após a cirurgia de ombro é um processo gradual que requer cuidados importantes. É preciso compreender o período biológico de cicatrização tecidual nas primeiras semanas, sendo comum a necessidade imobilização do membro com uma tipóia. A recuperação da função ocorre na sequência da cicatrização, momento no qual a fisioterapia assume protagonismo. Ganho de amplitude de movimento, seguido da recuperação de força muscular são passos importantes antes da liberação irrestrita de atividades esportivas.

QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO DEVIDO A UMA LESÃO NO OMBRO?
A maioria das lesões do ombro podem ser resolvidas com medidas simples como medicação, repouso e reabilitação funcional. A perda de tempo para implementação de medidas terapêuticas pode agravar a condição e dificultar seu tratamento. É essencial buscar atendimento médico seguintes situações:
- Dor para realização de atividades da vida diária
- Dor em repouso ou à noite
- Rigidez e perda de mobilidade
- Após episódio de trauma
- Perda de força abrupta ou crônica
A ARTROSCOPIA NA CIRURGIA DO OMBRO:
O papel da artroscopia na cirurgia do ombro é proporcionar um acesso completo à articulação, com visão direta de estruturas internas por meio de pequenos cortes na pele, no que se denomina cirurgia minimamente invasiva. Tem como benefícios principais uma recuperação menos dolorosa e mais acelerada, bem como aspecto mais estético das cicatrizes. Utiliza-se uma câmera pequena e instrumentais especiais por meio de portais, com a articulação dilatada através do uso de soro fisiológico. Através desse processo, conseguimos identificar as zonas patológicas geradoras de dor e corrigi-las no mesmo procedimento.

